Minicursos A (acontecem na sexta, das 16h às 19h)


I) Construindo arranjos


A construção de um arranjo. Esse é o objetivo principal do minicurso “Construindo Arranjos”. Através de escutas musicais e discussões o curso mostra os caminhos necessários para a elaboração de arranjos. O planejamento, as ideias musicais, as diferentes sonoridades, as características dos instrumentos e suas combinações, o equilíbrio sonoro, tudo isso trabalhado de uma forma pratica e musical para os diferentes cotidianos da Educação Musical.

Lucas Joly
Músico trompetista, graduado em Música Erudita na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Participa de projetos de prática musical coletiva desde a infância. Participou como trompetista erudito na Orquestra Jovem de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra experimental da UFSCar e Orquestra da Faculdade Metodista de Campinas. Também desenvolve um trabalho como trompetista em música popular, tendo tocado na Big Band Samburá, Coletivo Orquestral Unicamp, Big Band “Na Gaveta”, Big Band Colégio Interativo, Projeto “Fuá”, Circo Motel, Big Chico e Funk Club, entre outros. Como trompetista já teve a honra de tocar com alguns nomes reconhecidos tanto no Brasil como no exterior, podendo destacar nomes como: Brandford Marsalis, Proveta, Paulo Moura, Oswaldinho do Acordeon, Arrigo Barnabé e Fred Mills. Tem algumas gravações de CDs e DVDs em seu currículo com os grupos: Projeto “Fuá”, Coletivo Orquestral Unicamp, Orquestra Experimental da UFSCar, Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas, CEPSampa, Grupo Trompetando, Circo Motel, Jams Jeliies & Marmalades Band e Big Chico e Funk Club. Tem participado sempre de workshops e Festivais nacionais e internacionais com músicos mundialmente reconhecidos tais como: Charles Schuluter, Winton Marsalis, Fred Mills, John Fadis, Joseph Alessi, Maestro Branco, Paulo Moura, entre outros. Na área de Educação já desenvolveu trabalhos de formação de orquestras e bandas e ensino coletivos de sopros no Projeto Guri na cidade de São Paulo, no Projeto Veredas em Osasco-SP, no Projeto Harmonia na cidade de Barueri-SP. Como arranjador e compositor já teve seu trabalho vinculado a diversos grupos como: Projeto “Fuá”, Circo Motel, CEPSampa, Orquestra Juvenil da UNIBES , Camerata Vivace e Orquestra Experimental da UFSCar. Atualmente é diretor artístico da Orquestra da UFSCar e Diretor músical no projeto de ensino de música na ONG UNIBES.


II) Ensino coletivo de cordas, Método Suzuki e aprendizados que vão para o além do fazer musical

O curso abordará aspectos gerais sobre o Método Suzuki utilizado para diferentes instrumentos (piano, violoncelo, violino, violão, flauta doce, voz, entre outros). Oferecerá uma visão atual dos seus principais pilares: filosofia, etapas do aprendizado, aulas individuais e coletivas, envolvimento e acolhimento da família, currículo, desenvolvimento humano e musical. Como professora de violino há 15 anos, traçarei um breve resumo da minha vida profissional, exemplificando um pouco das experiências pelas quais já passei e como elas aperfeiçoaram minha forma de ensinar, e especialmente, de me relacionar com as pessoas. Neste interim, serão abordados temas como: coletividade e o fazer música juntos, papel da família e relação aluno-professor-pais. Também serão oferecidas diversas sugestões de atividades em grupo utilizadas por mim em aulas em grupo de violino, mas que podem ser extrapoladas para outros instrumentos.  Neste tocante, também será abordado o ensino coletivo de cordas, uma vez que ele guarda similaridades com os aspectos coletivos do Método Suzuki, mas apresenta suas particularidades. 


Profa. Dra. Araceli Hackbarth (São Carlos, SP)
Sou professora de violino desde 2002 e trabalho com o método Suzuki desde 2009. Comecei meus estudos de violino aos 7 anos de idade, dentro da filosofia Suzuki. Sou formada em fisioterapia e educação musical, tenho mestrado e doutorado em ciências, e especialização em musicoterapia. De 2009 a 2016 fui tutora e posteriormente professora no curso de Educação Musical da EaD-UFSCar, em disciplinas relacionados à Vivências Musicais, Musicoterapia, Educação Musical na Educação Especial e Trabalho de Conclusão de Curso. Atualmente, além de lecionar violino e viola em meu estúdio próprio em São Carlos (SP), sou coordenadora do grupo de cordas Octoplus, formado pelos alunos do estúdio, pais, familiares e amigos dos alunos. Também faço parte da diretoria da Associação Musical Suzuki do Brasil (AMSBrasil) na gestão 2015-2017.



III) Voz e expressão - Profa. Ms. Erika Andrade (UNAERP)



Minicursos B (acontecem no sábado, das 8h às 11h)


I) Conceitos básicos de regência e direção musical


O minicurso tem por objetivo abordar as questões básicas de regência e direção de conjuntos musicais, incluindo o gestual, papel do regente, marcação de partituras, e um pequeno guia sobre formas de recrutar, organizar, enriquecer, energizar e motivar conjuntos musicais.

Ilza Zenker Leme Joly

Doutora em Educação, Mestre em Educação Especial e especialista em Musicoterapia. Tem grande experiência em formação de orquestras comunitárias, regência e condução de grupos instrumentais. Foi fundadora da Orquestra Experimental da UFSCar, assim como da Pequena Orquestra da UFSCar, da Orquestra Projesc, da Camerata UFSCar e do grupo de flautas doces Flauteio. Foi uma das fundadoras do curso de Licenciatura em Música da UFSCar. Tem participado constantemente, desde 2002, da Midwest Clinic, encontro de formação de orquestras e bandas, realizado anualmente em Chicago, USA.


II) Música na escola 

O minicurso tem como objetivo tecer algumas considerações sobre didática, metodologias de ensino e o trabalho do professor de música na escola. Para isso, serão apresentados aspectos referentes ao planejamento em educação musical, propondo e discutindo sobre “o que ensinar”, “como ensinar”, “quais recursos utilizar”, “qual repertório selecionar”, visando a motivação e a aprendizagem nas práticas musicais coletivas.

Nilceia Protásio
É professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG). Bacharel em Piano, Mestre e Doutora em Educação, atua na graduação e pós-graduação, especificamente na área de educação musical, com temáticas referentes à música no contexto escolar, formação de professores e metodologias do ensino de música. Atualmente, é coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), integra o comitê assessor do Programa de Bolsa de Licenciatura (Prolicen) da UFG e a Comissão de Pesquisa da EMAC/UFG.


III) Construindo sons com a MT Instrumentos


A arte de fabricar instrumentos é pré-histórica e auxiliou o homem na abertura de canais de comunicação, permitindo q este expressasse, determinasse e comemorasse cada evento cotidiano como caça, colheita, casamento, batalhas, nascimentos, estações do ano... Explorando os materiais apresentados nessa oficina iremos construir membranofones, aerofones e se houver fôlego da galera... idiofones. Nessa prática, simplificando os ensinamentos da Acústica, discutiremos alternativas para que em aulas de música, alunos de idades variadas, possam se beneficar e participar ativamente do processo de construção atrelado à arte, à criatividade e até ao processo terapêutico.

Marcel Abramo
É graduado em Musicoterapia pela FMU e atuou na área geriátrica e neurológica tendo feito parte do setor de Neurologia da UNIFESP e do MUSCAT (núcleo de estudos de música, ciência e atividades transdisciplinares).  Possui publicações nacionais e internacionais na área e foi membro do secretariado da UBAM (União Brasileira das associações de Musicoterapia). Estudou violão, guitarra e percussão corporal, frequentou a ULM e Fundação das Artes. É luthier responsável pela empresa MT instrumentos musicais e promove oficinas de construção de instrumentos em eventos de Educação Musical.